terça-feira, 28 de julho de 2015

Fotos em movimento e ação.

Um dos tipos de fotografia mais desafiantes que se tem para quem fotograva usando o celular, são as fotos de ação. 

Quando estamos fotografando com câmeras "normais", nas quais podemos ajustar manualmente a abertura do diafragma e a velocidade do obturador, as coisas ficam mais fáceis mas ainda assim é necessário ter a mão bem firme já que é necessário acompanhar o movimento do "alvo" da foto com a câmera sem deixar tremido o objetivo principal da foto. Nestes casos, podemos ajustar a velocidade do obturador para baixo de forma a favorecer o efeito de deixar o fundo da foto totalmente borrado para realçar a percepção de velocidade.

Neste caso a foto fica também mais crítica já que o que queremos é borrar o fundo mas mantendo o alvo da foto totalmente nítido ou "congelado".

Este tipo de efeito, deixando o fundo borrado, e, realçando a velocidade e mantendo o alvo totalmente nítido é chamado "panning". A foto abaixo ( feita com câmera "normal" SLR ) é um exemplo de fotografia com o alvo principal ( o ciclista ) em velocidade com "panning". 




No exemplo abaixo, a foto foi feita com celular e não há o efeito de panning. Neste caso, o desafio maior foi criar uma foto equilibrada na distribuição das formas e espaços e congelar o rapaz que estava no slackware compondo a posição do mesmo com a posição do poste e a de seu amigo que estava observando.




No exemplo abaixo, pela falta de ajustes manuais no celular, o "panning" é limitado ou seja não foi possível deixar o fundo totalmente borrado mas apenas parcialmente. Ainda assim é possível ter a noção da velocidade pelo movimento da água além é claro pelo movimento dos cães. Neste caso, como a lente do celular é mais adequada a fotografar paisagens do que alvos em movimento, foi necessário me posicionar bem perto da cena e acompanhar o movimento dos cães manualmente com o celular desde antes de sua entrada na água e fazendo uma sequência de fotos de todo o percurso.




Neste outro exemplo, da mesma forma que no caso acima, foi necessário acompanhar o salto da Sophie ( bulldoguinha francesa ), desde o início de sua corrida até o salto com uma sequência de fotos.  


Para fotos de ação em geral, é importante que a câmera do celular possua o recurso de fazer fotos em sequência.Neste caso, quando o comando de disparo da câmera é acionado, o celular irá fazer várias fotos em sequência e permitir que na edição, as melhores fotos sejam selecionadas.

No caso de aparelhos Android, deve-se selecionar a opção de ajustes da câmera e ativar a opção "Fotos contínuas", a segunda opção da esquerda para a direita na tela abaixo.



Caso seu celular não tenha o recurso de fazer fotos em sequência, ainda assim será possível fazer fotos de ação mas sua dificuldade será maior.

Este tipo de foto não é tão comum com o uso de celulares mas vale muito a pena tentar.









Um comentário:

  1. Gostei do post, se você estiver procurando um celular com uma câmera boa compre seu celular usando um Cupom Trocafone

    ResponderExcluir